terça-feira, 16 de agosto de 2016

ACONTECEU! INTERNAUTA DEFENDE NORDESTE PÓS POSTAGEM DO CANTOR ROGER

       Foi no mês passado, mas a postagem do Roger (vocalista da Banda Ultraje a Rigor) ainda deixa muitas pessoas incomodadas. Em defesa a sua incoerência, o internauta @NobeDeeLima rebateu no exato momento. A repercussão foi de imediata até que outros internautas se uniram ao internauta.
      O Portal Click Will realizou uma entrevista com o internauta e trazemos em primeira mão para vocês a opinião do mesmo diante do ocorrido. Confira a seguir: 


POSTAGEM DE ROGER:


CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA!

@portalclickwill: No último dia 26 você não conseguiu ficar calado diante da postagem de Roger, vocalista da Banda Ultraje a Rigor realizou no Twitter. Tendo como referência uma matéria no Datafolha que apontava uma liderança de Lula na região Nordeste, o mesmo escreveu "alto número de ignorantes no Nordeste”. Qual foi a sua primeira reação ao ler a postagem?           
@nobedeelima: Fiquei incrédulo e completamente irritado, assim como eu também tinha ficado quando li a matéria no site da Folha, antes mesmo do Roger compartilhar. Achei a publicação muito desrespeitosa, principalmente pelos adjetivos que o autor utilizou para se referir ao Nordeste, como "muito pobre" e "o último grande sustentáculo do Lulismo e do PT". Tudo isso para apontar o Nordeste como fator principal pela liderança do Lula nas pesquisas nacionais e divulgar as viagens do ex-presidente pela região. A BBC fez uma pesquisa semelhante, desta vez entre Dilma e Temer como opções e não ficou usando adjetivos para culpar o Nordeste por ter sua maioria de eleitores favoráveis à Dilma ou Lula. Isso se chama respeito à individualidade.
            Em tempos de caça às bruxas, associar tão diretamente o Nordeste ao PT em uma publicação de um jornal de grande circulação é jogar gasolina na fogueira. Há muitos simpatizantes do PT em outros estados - a militância ativa mesmo - mas nunca são citados. É um erro continuar na tese do Nordeste ter decidido as últimas eleições sozinho. Numa democracia, todos os votos tem que ser respeitados, seja os dos nossos partidos ou não.
            Roger, sendo pessoa pública e sabendo da influência que exerce, não mediu as consequências que aquilo traria. Não só compartilhou como também acrescentou o "alto número de ignorantes do Nordeste" e concordou com comentários absurdos. Foi a última pá de areia na minha paciência.

@portalclickwill: Como você viu a postagem do cantor? Você o seguia na rede social ou soube da postagem através de um compartilhamento?
@nobedeelima: Eu já seguia o Roger desde quando criei minha conta no Twitter, por gostar de alguns trabalhos do Ultraje a Rigor, bem antes dele se envolver tanto com a política. Sendo que não utilizava o Twitter há tempos. Voltei a utilizar agora, mais como um meio de informação do que um meio de distração. A postagem apareceu na minha timeline.

@portalclickwill: Atualmente você mora no Sudeste como apresenta sua conta no Twitter? Se moras, como você pode descrever a visão de mais próximos em relação ao Nordeste?
@nobedeelima: Sim, moro no Rio de Janeiro e a cidade faz jus à sua fama de acolhedora. Aqui sempre tem uma brincadeira ou outra em relação ao meu sotaque, mas nada desrespeitoso. Sempre ando com a camisa do Botafogo/PB e sou abordado pelos botafoguenses daqui - que mostram muito conhecimento sobre o clube da Paraíba. Alguns me chamam de "Pará" (como uma redutiva de "Paraíba") e me orgulho muito disso. Mas se eu disser que sofri preconceito estarei mentindo, ainda que eu veja algumas pessoas referindo a palavra "Paraíba" a qualquer nordestino que seja, principalmente se for trabalhador braçal, para chamá-lo de "bobo".
            A visão de quem conhece o Nordeste é de encanto com as praias, com o povo e a culinária. Dos que não conhece é de que o "Norte" (para muitos, Norte e Nordeste é a mesma coisa) tem fama pelas praias e de ser um lugar muito árido, assim como aparece nas novelas. Apesar de ser uma visão um tanto controversa, não é nada que possa ser classificada como uma ofensa.

@portalclickwill: Se você tivesse a oportunidade de estar frente a frente com Roger, quais seriam as palavras que você diria para ele?
@nobedelima: Eu diria o seguinte: Roger, vamos conversar numa boa, como dois adultos. Eu estou muito insatisfeito com a situação atual do país, assim como você também está. Somos duas pessoas inteligentes. Dentro deste debate irão surgir boas propostas que poderemos levar a público, fazer a diferença, de fato. Por mais rock n' roll que isso pareça, ódio, rancor e desentendimentos não nos levará a lugar algum, apenas ao retrocesso. É hora de de elevar o nível das críticas, sem ofender nada, nem ninguém. A história apresenta três óticas: a de quem vê benefícios, a de quem vê malefícios e a de quem analisa com imparcialidade o que realmente está acontecendo. Sejamos os imparciais. Perdoe-me se te ofendi, mas não posso simplesmente aceitar certas críticas, imposições e omitir a defesa do meu povo. Da minha região.

@portalclickwill: Você acha que nos últimos anos a população brasileira teve um retrocesso ou um avanço no que se refere ao combate de qualquer tipo de preconceito? Exponha sua opinião:
@nobedeelima: Eu acredito que não apenas aqui, como também em vários países desenvolvidos, a população mostrou claro avanço no combate ao preconceito. Mas não ainda o suficiente. As recém criadas leis de combate ao preconceito, juntamente com a mídia e os meios de entretenimento, estão ajudando muito nesse processo de aceitação. Hoje há punições mais severas para quem comete crimes de cunhos preconceituosos, como também há uma certa popularização de filmes, novelas e séries que apresentam protagonistas homossexuais, afros e de regiões e etnias antes ignoradas. Até mesmo em histórias de super heróis, algo antes intocável.
            No entanto, ainda existe uma corrente numerosa espalhando a homofobia, a xenofobia e o racismo. Principalmente em redes sociais. Estas pessoas se encorajam atrás de seus aparelhos eletrônicos e muitos vão além disso. Por causa da crise política atual, os números de ataques contra as minorias aumentaram consideravelmente, e isso é muito preocupante. Estou muito temeroso quanto às consequências que esta parcela da população venha a sofrer em caso de uma nova vitória petista nas próximas eleições presidenciais. O governo petista foi o que mais abriu espaço para a pluralidade brasileira e isso incomoda muita gente.

@portalclickwill: Em uma escala de zero à dez que nota você dá a artistas que não medem esforços em expor comentários preconceituosos nas redes sociais?
@nobedeelima: Dou nota 5, por mais estranho que isso possa parecer. Na realidade não é uma nota, é uma média.
            Dou nota 0 pelos comentários preconceituosos e 10 por ao menos serem francos, mostrarem quem realmente eles são e desmistificarem àquela imagem perfeita que os fãs tendem a criar em cima de seus ídolos. Ninguém é perfeito, mas uns preferem ser mais imperfeitos do que o nível tolerável pela natureza humana.

E VOCÊ FICARIA CALADO (A)?
Em breve mais Entrevistas em nosso espaço!

Entrevista: Realização Portal Click Will
Foto do Entrevistado: Cedida pelo próprio
Imagem de Roger: Internet

Nenhum comentário: