quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

FILME: O JARDINEIRO FIEL (TEMA AIDS)

     A Partir de hoje até o final de Dezembro traremos dicas de filmes com a Temática AIDS/HIV visto que devido ao dia 01 de Dezembro é dedicado ao combate ao vírus da AIDS.
     Semana a semana traremos sugestões de longas que falam sobre o tema e nos trouxeram vários aprendizados sobre esse tema tão importante para todos. 
       O Click Will irá mostrar os lados bons e ruins dessa doença eu atingem a milhões de pessoas no mundo inteiro, se sintam à vontade para comentar, questionar e debater sobre os filmes, sua opinião aqui é muito válida.


     O filme mostra a história de um diplomata britânico a serviço no Quênia, onde a sua esposa é assassinada aparentemente por motivos passionais. Ao investigar a morte da mulher, o diplomata acaba descobrindo que ela tinha tentado denunciar testes ilegais de um medicamento contra a tuberculose multirresistente realizados por uma empresa farmacêutica com africanos portadores do HIV/Aids, sem o conhecimento dos mesmos e com a conivência dos governos queniano e britânico.        Ele retrata, ao mesmo tempo de maneira delicada e crua, o descaso da indústria com a vida humana. Sendo baseado em um best-seller de autoria de John Le Carré e, apesar da história ser fictícia, Fernando Meirelles que dirigiu o longa contou que ela foi inspirada em um caso real acontecido na Nigéria há quatro anos atrás, quando o laboratório Abbott testou um medicamento sem o conhecimento das pessoas que o estavam utilizando. Os usuários do remédio apresentaram problemas nas pernas e a empresa está sendo processada até hoje.


PORQUE ASSISTIR?
      Jardineiro Fiel é muito “bonito, intrigante e audacioso”, a sua fotografia é um dos pontos altos do Filme, que mostra com muita clareza, os dramas dessas pessoas que são vítimas dessa indústria farmacêutica, deixou tudo muito real.
      O filme prende o telespectador do início ao fim. O roteiro bem amarrado faz com que ninguém não saia de suas cadeiras até o seu desfecho.
      O tema da AIDS abordado no Filme mostra o quanto o assunto é um tema ainda delicado (coisa que não era para ser). A doença atinge a milhares de pessoas em todo mundo, além da doença já ser um pesar para os africanos, ao serem usados como cobaias para experimentos humanos mostra a cruel realidade das empresas que visam só o lucro e ao dinheiro, e não estão nem um pouco preocupados com o que vai acontecer a essas pessoas.


   O longa merece ser visto, não só por seus temas mas também por apresentar grandes questionamentos que onde ficamos pensando sobre ele ao terminar de assistir a sessão. Um tema tão importante que poucas pessoas ainda sequer debatem. Por isso a importância dele ser debatido por todas as pessoas, inclusive aquelas que tem esperança em dias melhores.

Nota: 10/10

Texto: Alysson Melo
Imagens Internet

Nenhum comentário: