quarta-feira, 25 de junho de 2014

SÉRIE: SOM PARAIBANO (Pinto do Acordeon)


Francisco Ferreira Lima, instrumentista, cantor e compositor brasileiro 
mais conhecido como Pinto do Acordeon.

    Nasceu no município de Conceição do Piancó - PB em 19 de fevereiro de 1948. Interessado pela música desde a infância e aficionado por acordeão, instrumento em que se tornou um virtuoso, ficou conhecido desde quando fazia parte das apresentações com a trupe de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.

SUA TRAJETÓRIA: 
     Gravou seu primeiro LP em 1976 e na atualidade detém em torno de vinte álbuns gravados em seu nome (entre CDs e LPs), já tendo composto músicas para Elba Ramalho, Genival Lacerda, Dominguinhos, Fagner, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino. Um de seus sucessos, “Neném Mulher”, ficou consagrada na voz de Elba Ramalho e foi tema da telenovela Tieta. 

CURIOSIDADES: 
    - No ano de 2008 ele participou do Festival de Montreux na Suíça, no qual se apresentou junto com outros artistas brasileiros, entre os quais Gilberto Gil, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Chico César, Flávio José, Aleijadinho de Pombal, e Trio Tamanduá;
   - No ano de 2010 realizou uma turnê de dois meses no Japão e participou de vários shows na Europa;
   - Recentemente, ele participou do Programa Feminíssima da TV Tambaú (afiliada do SBT no Estado da Paraíba) recebendo uma homenagem da emissora, além de ser um dos principais homenageados no São João da capital paraibana, onde abriu a Programação da cidade juntamente com a cantora Elba Ramalho.

- CLIQUE AQUI E CONFIRA AS LETRAS DE PINTO DE ACORDEON -

#ClickSérie

Imagens: Internet
Texto: Adaptado por Joe Aranha

Portal Click Will, a notícia
e o entretenimento ao seu alcance!

Nenhum comentário: