sábado, 20 de julho de 2013

HISTORIADOR PARAIBANO LANÇA SEU 3º LIVRO HOJE (20-07-2013) EM SANTA RITA!

- HISTORIADOR TAMBÉM ESCREVE CRÔNICAS E LANÇARÁ SEU NOVO LIVRO -

     O historiador paraibano Siéllysson Francisco da Silva já entrevistado neste blog, estará lançando seu terceiro livro, desta vez não se trata de um trabalho de história teórica, mas de histórias do cotidiano descritas em crônicas que foram antes publicadas na internet, tanto em seu blog quanto em sites onde o autor era colunista. “Fiz uma compilação de textos por meio da semelhança, não me preocupei com a ordem cronológica, mas com o tema que costurava os capítulos dando ao livro uma leitura sequencial e divertida.” Explica o autor, que encontrou nas crônicas um novo público. “Jovens me pediram para escrever algo para eles e assim foi feito, mas é um livro reflexivo. Adoro pesquisar fontes, mas não quero só produzir livros de histórias, gosto de crônicas, poemas, romance. Há um tempo para cada coisa e um público para cada tipo de literatura. Espero agradá-los”
        Em seu primeiro livro Santa Rita: a herança cristã do real ao Cumbe, Siéllysson mergulhou nas fontes históricas para reconstituir o passado da cidade de Santa Rita quando ainda era o segundo núcleo de povoamento da Capitania Real da Paraíba; no segundo trabalho publicado O lado negro da Fé: irmandades de Santa Rita e Areia do século XIX, o autor analisou as irmandades católicas de negros e pardos que existiram na Paraíba do século XIX, mas precisamente em duas cidades paraibana Santa Rita e Areia.

(FOTO DE DIVULGAÇÃO)

         A contribuição de Siéllysson para a história de Santa Rita foi reconhecida pelo Conselho de Cultura que o homenageou, em 2010, na Câmara Municipal, e pelo CEDHOR - (Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero), no mesmo ano, que o indicou ao prêmio de Direitos Humanos pela contribuição dele na historiografia local, sempre dando voz aos dominados, colonizados e escravizados do passado. Desta vez o autor dará voz às pessoas simples do cotidiano, as dores da existência, aos alunos marginalizados e a si mesmo, afinal de contas, crônicas é um ponto de vista sobre o cotidiano.

(FOTO DE DIVULGAÇÃO)

      O lançamento acontecerá de Crônicas será neste sábado (20 de julho) no Centro Paroquial Padre Francisco (ao lado da matriz de Santa Rita) às 19:30. Abertura com um show do violonista Rinaldo Vitorinni.

- CONFIRA A ENTREVISTA DO AUTOR DADA A ESSE BLOG -

CLICK WILL, um novo jeito de fazer Blog!
Em breve... Portal CLICK WILL!

Um comentário:

Blog do Siéllysson disse...

Agradeço o carinho e a presença de vocês neste evento. Siéllysson