sábado, 16 de julho de 2011

Olha aê manos >>> O FORRÓ DAS MINA!



               Mas afinal o que é FORRÓ?
            Já faz um certo tempo que nossa sociedade debate sobre qual é o verdadeiro FORRÓ?  O Forró pé de serra ou Forró de “plástico”? Discursão essa que não vejo nem pé e nem cabeça, sinceramente, deve ser falta de tempo mesmo. Mas se formos pesquisar sobre o termo “forró” podemos encontrar a seguinte definição:
            “O termo "forró", segundo o folclorista potiguar, Luíz da Câmera Cascudo estudioso de manifestações culturais populares, vem da palavra "forrobodó", de origem bantu (Tronco linguístico africano, que influenciou o idioma brasileiro, sendo base cultural de identidade no brasil escravista), que significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem”.
            No entanto, estilos para se dançar forró foram se constituindo como:
FORRÓ NORDESTINO: Sendo este realizado com mais malícia e sensualidade.
FORRÓ UNIVERSITÁRIO: Este, possuindo mais evoluções com passos mais soltos (giros e etc...)
            "A partir de meados da década de 80, com a saturação do forró tradicional (conhecido como pé-de serra), surgiu no Céará um novo meio de fazer forró, com a introdução de instrumentos eletrônicos (tais como guitarra, bateria e baixo). Também as letras deixaram de ter como o foco a seca e sofrimento dos nordestinos, e passaram a abordar conteúdos que atraíssem os jovens".
            Percebo então, diante da história que o forró assim como demais estilos musicais adaptaram-se a uma nova realidade, uma nova visão dee mundo, apesar que algumas bandas esculhacham o estilo através de suas letras sem noção e safadas, e isso nós devemos barrar, minha opinião é que não podemos generalizar em dizer que se o ritimo não for “pé de serra” não seja forró, ao contrário, é forró sim!, mas do século XXI.
            E para finalizar esse bate papo tal legal sobre o forró eu recomendo o mais nosvo som que nasce em JOÃO PESSOA – PB para toda a nossa gente do BRASIL! É o Forró das mina, que através de um som gostoso de ouvir está conquistando o seu espaço e fazendo crescer uma legião de fãs por onde passa.

            O Forró das mina é composto pelas vocalistas Mayara Gonçalves e Carolina Rodrigues e de uma equipe que unida faz com que uma boa música seja divulgada em todos os lugares. Se ele é pé de serra ou não, isso não vem ao caso, pois uma coisa é certa, qualidade nessas meninas tem de sobra: BONITAS, SIMPÁTICAS, VOZES MARAVILHOSAS E LETRAS DE MÚSICAS SADIAS. Então não há do que reclamar eu sou FORRÓ DAS MINA hoje e sempre e você porque não adere a esse som também? O convite está feito!
            Logo abaixo você pode conferir os links necessários para conhecer esse som e também um pouco da história delas:


Williams Silva, em 16 de julho de 2011 às 23:55h 
IMAGENS: Retiradas do site: www.google.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou emcoionada!!!
Muito bacana a discussão sobre o forró... gostei de verdade!!
E estou muito feliz com tanto carinho para com o Forró das Mina!!! Esse é o nosso sonho, começando a se tornar realidade!!! É o que nos faz feliz... E o retorno das pessoas é fundamental para nós, pois não existe artista sem o público!!!

Muito obrigada mesmo!!
E reforço o convite para a galera conhecer mais sobre o nosso trabalho!!!

Valeu Will! Vc é showww!!
Beijos açucarados... Mayara Gonçalves

demais disse...

Sem duvida algunha,o forró das Minas é maravilhoso com a voz de dus musas, tem tudo para ser o maior sucesso que a Paraiba já criou!!!